ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL


Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social visa sinalizar as problemáticas vivenciadas pela população a nível social e psicológico, através da técnica de entrevista personalizada e preenchimento de fichas de caracterização familiar, onde se procederá à elaboração de um pré-diagnóstico das vulnerabilidades e potencialidades do agregado.

Após identificadas estas características, é elaborado um projecto de vida familiar adequado, visando a melhoria das condições de vida e uma posterior autonomia.

Todo o acompanhamento Técnico das situações é elaborado com uma estreita articulação com os diferentes serviços e entidades do meio, conseguindo, desta forma, conhecer melhor as problemáticas e actuar de uma forma articulada e eficaz.

A nível de intervenção psicológica o trabalho realizado, para além de uma intervenção terapêutica (individual e/ou familiar) sistematizada e mais estruturada direccionada para famílias em crise (que se debatem diariamente com pressões internas, externas e várias fontes de stress), consiste também num conjunto de observações e intervenções menos estruturadas em situações de emergência. Existe nestes serviços um grande número de crianças sinalizadas devido a comportamentos disruptivos como défice de atenção / concentração; dificuldades de aprendizagem, dificuldades em se relacionar com os outros e problemas emocionais.

Outro dos objectivos deste gabinete consiste em organizar e dinamizar grupos de jovens e adultos com vista a desenvolver algumas competências e colmatar a exclusão social e o isolamento.

Esta resposta também intervém, sempre que necessário, ao nível das outras respostas existentes na instituição, dando apoio a todos os utentes que se considere necessário.

cspb-aas-2.jpg
cspb-aas-1.jpg

Contactos

Rua Chão da Moita, nº 233, Brejo
3750-866 Borralha

 

Horário de Trabalho

  • dummy Seg. - Sex. 7:15 - 19:15

Pesquisar