ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
O Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social visa sinalizar as problemáticas vivenciadas pela população a nível social e psicológico, através da técnica de entrevista personalizada e preenchimento de fichas de caracterização familiar, onde se procederá à elaboração de um pré-diagnóstico das vulnerabilidades e potencialidades do agregado.
Após identificadas estas características, é elaborado um projecto de vida familiar adequado, visando a melhoria das condições de vida e uma posterior autonomia.
Todo o acompanhamento Técnico das situações é executado em estreita articulação com os diferentes serviços e entidades do meio, conseguindo, desta forma, conhecer melhor as problemáticas e atuar de modo articulado e eficaz.
A nível de intervenção psicológica o trabalho realizado, para além de uma intervenção terapêutica (individual e/ou familiar) sistematizada e mais estruturada direcionada para famílias em crise (que se debatem diariamente com pressões internas, externas e várias fontes de stress), consiste também num conjunto de observações e intervenções menos estruturadas em situações de emergência. Existe nestes serviços um grande número de crianças sinalizadas devido a comportamentos disruptivos como défice de atenção / concentração; dificuldades de aprendizagem, dificuldades em se relacionar com os outros e problemas emocionais.
Outro dos objectivos deste gabinete consiste em organizar e dinamizar grupos de jovens e adultos com vista a desenvolver algumas competências e colmatar a exclusão social e o isolamento.
Esta resposta também intervém, sempre que necessário, ao nível das outras respostas existentes na instituição, dando apoio a todos os utentes que se considere necessário.